Olá pessoal! Continuando o post Dicas de fotografias - parte um seguem mais algumas. Obrigado pelo retorno positivo das primeiras dicas. Realmente espero estar ajudando.
6-) Procure deixar espaço para onde a criança está olhando ou correndo. Isso evita aquelas fotografias com a sensação de que a criança está presa. Fotos que terminam bem na frente da criança tiram um pouco a sensação de liberdade que normalmente queremos passar com essas fotos.
Qual das duas dá uma sensação maior de liberdade? A segunda, normalmente da a impressão de que perdemos o momento, a história, e que a criança já está indo embora. |
8-) Desapegue. Rsrsrs. Isso é algo que ainda estou treinando, mas se você tirou 10 fotos de um mesmo momento, escolha a melhor e apague as outras 9. Isso mesmo: apague. Você não será um pai, uma mãe desnaturada, nem estará apagando a história do seu filho. Apenas estará economizando o seu tempo e o dele quando quiserem rever as suas ótimas recordações. Imagine que seu filho de 12 anos precisa levar para a escola uma foto dele ainda bebê. Agora pense em duas situações:
1º) você e seu filho, vendo e tendo que escolher entre 10 fotos lindas, ou
2º) você mostrando mais de 200 fotos onde 150 são ruins, 30 são aceitáveis, 10 são boas e 10 são ótimas.
A primeira situação tente a ser muitas vezes melhor, para ambos. Na primeira vocês estarão concentrados em escolher uma foto entre 10 de momentos lindos, relembrarão o que aconteceu, reviverão aqueles momentos. Na segunda situação, ele vai achar que ele era muito feio ou você fotografa muito mal. Rsrsrs. Li esses dias que: "o que define você como fotógrafo não é somente as fotos que tira, mas também as fotos que mostra".
9-) Aproveitamento. Tirar fotos de crianças é complicado. Você pode ficar horas preparando a luz para tirar a foto perfeita de uma flor, mas com criança não dá. Elas têm muita energia e personalidade e isso dificulta muito o processo. Então não desanime se você tirar 100 fotos e ficar contente com poucas delas. Isso é normal. O importante é não esquecer da dica anterior e não ficar guardando um monte de fotos ruins.
10-) Interaja, brinque com a criança. Entre no mundo dela. Se ele é seu filho é bem mais simples, pois vocês já possuem uma integração perfeita e você também tem tempo para esperar ele ficar de melhor humor, mas caso seja uma criança que você possui menos contato precisará “enganá-la” para conseguir o que quer. Coloco entre aspas, pois apesar de ter o interesse da fotografia, você terá muito mais sucesso se estiver realmente interessado na criança. Elas sentem isso e você não conseguirá enganá-la por muito tempo. Então brinque, entre no mundo dela, pergunte sobre a escola, sobre os amigos, irmãos, etc. Faça-a participar da sessão, mostre a foto, se tiver coragem (e eu ainda não tenho) peça para ela tirar uma foto e depois diga que agora é sua vez, desafie a criança a fazer alguma ação que você deseja fotografar, etc. Alias, desafiá-los é uma dica importante. Normalmente funciona melhor do que pedir. Mas permita que eles participem da seção e eles se sentirão mais confiantes.
Mesmo com um ano de idade, algumas crianças já ficam satisfeitas com o resultado. |
Parabéns, mais uma vez pelo lindo blog e pelas dicas fantásticas!!! Estamos amando!!! Muito orgulhosos de vc!!!!
As dicas são ótimas, e cada vez melhores. Este blog é um presente para nós.
Bjs.