Olá pessoal!
Hoje eu vou falar de um assunto mais técnico: aquele desfocado que vemos no fundo de alguns retratos. Mas calma, pois não vou ficar entrando em detalhes chatos e vamos nos focar (nos dois sentidos. rsrs) em como chegar no resultado final sem nos preocupar com detalhes (ou pelo menos não com muitos).
Por que?
Primeiro o mais importante: por que isso é legal? Por que muitas pessoas gostam desse tipo de foto? Porque é mais simples. É mais fácil de entender a foto. Como assim?!?!
Foto "simples" de uma criança. O fundo serve apenas de moldura para a criança. |
(Aqui vai um segredo... muitos também gostam das fotos pois não sabem como isso é feito e acabam achando que é um trabalho somente de profissionais. Infelizmente não são todas as máquinas que conseguem fazer, mas muitas conseguem e é simples.)
Como?
E como se faz isso? Aqui dependemos de sua câmera, ou então da lente que você utiliza.
- Nas câmeras com controles manuais é só escolher a maior abertura, ou seja, o menor f. Por exemplo, f/2 tem desfoque muito maior que f/16.
- Nas câmeras compactas ou celulares sem essa opção manual, procure pelo modo retrato. Se estiver disponível, é bem possível que funcione. Isso depende de cada modelo, então infelizmente não dá para garantir.
|
|
Resultado exagerado de uma abertura muito grande (f/1.8). Com uma abertura assim, a parte de baixo fica focada, o topo desfocado e o fundo irreconhecível. |
- Se aproximar mais de quem (ou do que) você está fotografando.
- Aumentar o zoom da sua máquina (maior distância focal).
Esses três parâmetros fazem com que seu foco seja bem seletivo, daí cabe a você focar onde quer e o resto ficará desfocado.
Onde?
Talvez o lugar mais utilizado (mas não o único) é em retratos. Desfocar o fundo, ajuda a dar importância ao fotografado e diminui a chance de algo no fundo distrair o seu visualizador.
Foco para reforçar a ligeira ... diferença. rsrsrs. Percebam que até suas orelhas e ombros estão um pouco fora de foco. |
E onde mais usar essa técnica? Além dos retratos, podemos utilizar de maneiras mais "avançadas":
- uma fotografia de alguém com uma mala entrando em taxi. Tudo está um pouco desfocado mas um passaporte está completamente focado no chão.
- uma fotografia de uns comprimidos jogados e completamente focados, e ao fundo uma mulher dormindo.
- um véu de noiva jogado na areia da praia e completamente focado, e um casal desfocado se beijando no mar ao fundo.
Sem o desfoque, pode ser que muitas pessoas não enxergassem o passaporte, os comprimidos ou o véu, e todo o sentido da fotografia se perderia (ou se modificaria). Com o foco seletivo você guiará o olhar do visualizador. Ele com certeza olhará primeiro a pessoa ou objeto focado, pois isso é inerente ao cérebro humano. Parado lá, ele entenderá o que você quis dar uma importância maior e somente depois de entender isso, olhará o restante da foto. Assim entenderá a história que você quis contar com a fotografia.
Não tenho nenhuma imagem minha utilizando o recurso desta maneira, afinal utilizar isso com uma criança correndo é bem difícil (rsrsrs), mas vou tentar montar algo para a semana que vêm.
Dicas muito boas.
Nossa, que dica legal, adorei pois você explicou de maneira clara e objetiva. Ansiosa esperando as próximas rsrs.
Aline