Pessoal,

Um grande amigo estava pedindo dicas de como fotografar o nascer do sol. Então esse post é em especial para ele. Afinal, é 100% de minha audiência nos EUA. Né, Abner? rsrsrs

Então..., por que fotografar o por do sol é complicado? Porque o sol é muito claro, e isso deixa sua câmera completamente doida. A primeira coisa que temos que lembrar é que a câmera não tem a mínima idéia do que você está fotografando. Pode ser uma praia ensolarada e muito clara ou uma noite escura em uma floresta, então o que ela tenta (nos modos automáticos) é deixar a imagem "média", ou seja, não muito clara nem muito escura, de maneira que você consiga enxergar tudo. Por isso que algumas fotos que tiramos nos decepcionam, pois queríamos manter aquela luz e a câmera tenta "corrigir" e acaba arruinando tudo. E com uma das coisas mais luminosas que existe, bem no meio da imagem, fica complicado para câmera.

Normalmente nossas fotos saem assim:


E gostaríamos que fossem assim:


As duas fotos foram tiradas exatamente na mesma hora e com uma câmera compacta que faz fotos panorâmicas (essas imagens esticadas e que detonam o layout do blog. rsrsrs). Onde eu errei na primeira? (Não está completamente errada, mas não era o que eu queria).

Na primeira, eu foquei no morro a direita e fui virando a câmera para pegar toda a imagem. Com isso, o morro a direita ficou perfeitamente iluminado pois a câmera se ajustou à quantidade de luz que havia nele, mas quando chegou no sol (que possui muito mais luz) perdeu toda a definição.

Eu percebi o meu erro e tentei mais uma vez. Só que agora eu foquei naquele barco que estava mais próximo do sol e com o foco travado fui até o morro a direita e comecei a bater a foto e girar a câmera. Agora sim: a câmera entendeu que a imagem que eu queria perfeitamente iluminada era a do centro e que como ela tinha muita luz, a câmera deveria se ajustar para isso. Os morros ficaram muito escuros, mas era exatamente isso que eu queria registrar: o por do sol na ilha.

Vale salientar que as câmeras não são idiotas por tentar corrigir. Imagina que eu quisesse tirar foto apenas do morro e obtivesse a segunda imagem. Eu ia ficar triste pois o morro saiu muito escuro. Então o único problema com o automático da câmera é que ela não pode adivinhar o que você quer.

Outra dica: a hora mágica. Você sabia que 90% (ou mais) daquelas imagens de paisagens fantásticas da National Geographic são tiradas meia hora antes ou meia hora depois do por (ou nascer) do sol? Nesse momento, não só o sol em si, mas todo o ambiente costuma estar com uma luz fantástica. E você também pode apontar diretamente para o sol com menos chance de ficar cego ou estragar a câmera. (*Atenção: sempre cuidado ao olhar diretamente ou apontar a câmera para o sol. Apesar dessa hora ser bem mais segura, se você  ficar muito tempo neste processo pode ter a retina bronzeada ou a câmera arruinada)

Então se o sol subir de mais... esqueça! Não é mais nascer do sol e pode lhe trazer problemas.

Você gosta daquelas imagens de sol (ou lua) grande? Então utilize o zoom máximo de sua câmera:

Normalmente torcemos por um céu limpo quando queremos fotografar o sol, mas algumas nuvens (e os raios de sol escapando delas) podem deixar a imagem muito melhor:

Lembre-se em tentar adicionar elementos que contextualizem a imagem. Aqui não era apenas um nascer de sol. Era um nascer de sol em uma sacada ou em um parapeito de navio, etc. (Ps.:  essa foi num navio, mas isso não importa para quem vê a imagem. O que importa é que dá ainda mais aquele sensação de paz pois indica que você estava em um lugar confortável e com essa imagem linda.)


E que tal fotografar o por do sol, mas não diretamente? Algo assim:
Só tentem não sair no canto da foto como este fotógrafo estagiário que vos fala. rsrsrs
Ou então fotografar o por do sol sem o sol. rsrsrs. Essa é uma das que eu mais gosto. O sol não está diretamente na foto, mas está nos raios escapando das nuvens e no reflexo das águas do mar.
Pessoal, uma dica nada a ver com o assunto: quando fotografarem da praia, tentem incluir a areia.  Normalmente fica bem melhor. Do navio não tem jeito, mas se tiver na praia, tente sem e com a areia. Normalmente a com areia da uma noção melhor de profundidade.
Ou então siluetas:

Mas isso é assunto para outro post.

Pessoal, vejam que mesmo nestas fotos que adicionei, muitas coisas podiam ser melhoradas. Em algumas o sol está estourado (muito claro), em outras falta algo para contextualizar, ou eu saí em um reflexo, etc. Mas é assim mesmo. Por isso, espero que as dicas tenham ajudado e que vocês continuem fotografando. O importante é vocês estarem felizes com suas fotos, pois melhorar nós sempre poderemos melhorar. Então se perguntar para alguém e ele falar que um detalhe poderia ser melhor, avalie isso construtivamente mas lembre-se que o mais importante é você gostar e as lembranças que aquela imagem lhe traz. Uma foto borrada de um sorriso lindo do seu filho pode ser a foto mais linda que você vai tirar na vida.

Atualizado: e por que será a mais linda? Porque é linda para você. Porque lhe trará recordações lindas. Com certeza, você tirará fotos melhores tecnicamente, que os fotógrafos e outras pessoas gostarão mais, mas o mais importante é você gostar.

6 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Lindas.. fotos parabéns..

  2. Michele says:

    Concordo que é muito difícil alcançar bons resultados, e achei as fotos muito lindas.

  3. Abner says:

    Mondou bem Eric.

  4. Unknown says:

    ola pessoal tenho tido problemas em fotografar o sol .nascer.entao quer dizer que nao devo focar diretamente o sol ,mas sim um objecto perto dele para que aja um equilibrio ....fui tirar umas fotos ,depois de ele começar a nascer tem a tendencia á fotografia ficar muito vermelha,utilizei mais velocidade ,fica escura,que fazer para ficar um amarelo alaranjado(sem filtros)e o sol bem redondo sem ficar sobrexposta?.obrg.qual a fotometria que voce usou na primeira foto =?

  5. Unknown says:

    Olá João. Desculpe a demora mas a vida está corrida.
    Então... na verdade focar no sol tende a deixar sua foto muito escura. Depende da paisagem e quantidade de luz, mas a ideia é apontar para algo que você quer deixar claro o suficiente para ficar nítido. O tom médio da sua foto. Se você fizer isso no sol, ele é tão claro que quase tudo na sua imagem ficará escuro.
    Quanto as cores, você pode brincar com o balanço de brancos da câmera e continuar fotografando. É incrível como no por (ou nascer) do sol, as cores mudam a cada minuto.
    Quanto a fotometria, acredito que vc esteja falando da terceira foto, correto? A do sol maior. Nela eu utilizei 300mm, f/10 para deixar tudo em foco, 1/400s porque eu estava em um navio em movimento e por isso tipo que aumentar o ISO para 1000.
    Espero ter ajudado.
    João, não sei o seu nível de experiencia, mas as pessoas que me pedem dicas normalmente não tem muita. Então tento simplificar as coisas. Então só para algum "fotógrafo profissional" não me bater, quando eu digo focar no sol ou em algum ponto é uma simplificação para marcar a exposição lá. É lógico que podemos travar a exposição em um lugar e focar em outro, mas é um recurso mais avançado e depende muito de câmera para câmera. Normalmente as câmeras fazem as duas ações ao mesmo tempo.

Leave a Reply